Publicado em 25/08/2017

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Herdeiro da Samsung é condenado a cinco anos de prisão

Bilionário é acusado de tentar corromper a ex-presidente da Coreia do Sul, que teve mandato derrubado no início do ano


Herdeiro da Samsung é condenado a cinco anos de prisão


Um tribunal da Coreia do Sul condenou nesta sexta-feira, 25, o bilionário Lee Jae-yong, herdeiro e vice-presidente da Samsung, a cinco anos de prisão por crimes como corrupção, desfalque, ocultação de recursos no exterior e lavagem de dinheiro.


A revelação de que Lee tentou corromper a então presidente do país, Park Geun-hye, acelerou o processo que levou ao impeachment dela, no início deste ano.


O objetivo de Lee ao oferecer propina era conquistar o apoio de Park para uma operação que ampliaria seu poder sobre o conglomerado.  Ele teria proposto um pagamento para que o governo respaldasse a fusão de filiais da Samsung, operação que seria crucial para Lee expandir seu poder na companhia após a crise cardíaca  sofrida pelo pai ainda em 2014.


A Samsung reduziu as operações da Oficina de Estrategia de Futuro, que respondia unicamente à família Lee. O escândalo sacurdiu o conglomerado, que prometeu dar mais poder ao conselho administrativo. A empresa é responsável por um quinto do PIB sul coreano.

estadao.com.br