Publicado em 05/03/2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kim Jong-un encontra delegação da Coreia do Sul, diz Seul

Acredita-se que esse seja o primeiro encontro de Kim Jong-un com autoridades sul-coreanas desde que ele chegou ao poder.


Representantes do alto escalão dos governos da Coreia do Norte e do Sul em reunião (Foto: Reuters/The Unification Ministry/Yonhap)


O líder norte-coreano Kim Jong-un reuniu-se em Pyongyang com uma delegação sul-coreana, de acordo com o governo de Seul.


A delegação sul-coreana de dez pessoas, liderada pelo diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, foi recebida por autoridades norte-coreanas depois de pousar em Pyongyang, disse Kim Eui-kyeom, porta-voz do gabinete presidencial de Seul.


As autoridades sul-coreanas que fazem visita são as mais graduadas de sua nação a se encontrarem com Kim Jong-un desde que ele assumiu o poder no final de 2011, após a morte de seu pai, Kim Jong Il.


Entre os norte-coreanos presentes no aeroporto estavam Ri Son Gwon, presidente do Comitê para a Reunificação Pacífica do País, e Kim Yong Chol, que comanda o Departamento da Frente Unida, escritório responsável por assuntos intercoreanos. Ambos visitaram a Coreia do Sul em fevereiro durante os Jogos Olímpicos de Inverno.


Mais tarde a delegação sul-coreana foi convidada a se reunir a Kim Jong-un durante um jantar, acrescentou o porta-voz sul-coreano.


A viagem faz parte da tentativa do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, de negociar uma solução diplomática para o programa nuclear da Coreia do Norte após uma reaproximação ocorrida com a participação da vizinha nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.


"Expressaremos o desejo do presidente Moon Jae-in de alcançar a desnuclearização da península coreana e a paz permanente, ampliando a boa vontade e as relações intercoreanas melhores criadas pela Olimpíada de Inverno de Pyeongchang", disse Chung na Coreia do Sul antes da partida da delegação.


Após a visita à Coreia do Norte, os enviados sul-coreanos viajarão aos Estados Unidos para falar sobre o encontro com as autoridades americanas.

G1.globo.com