Publicado em 29/08/2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cerca de 4 milhões de crianças refugiadas estão fora da escola, diz ONU

O estudo revela que, apesar dos esforços dos governos, do ACNUR e organizações parceiras, a matrícula de crianças refugiadas na escola não consegue acompanhar o ritmo do aumento da população refugiada.


Crianças sírias refugiadas.


Relatório apresentado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) revela que cerca de quatro milhões de crianças refugiadas no mundo não frequentam a escola. Isso representa meio milhão a mais de menores de idade sem acesso à educação em apenas um ano. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (29).


O estudo "Inversão da tendência: Educação dos Refugiados em Crise" publicado pela organização, revela que, apesar dos esforços dos governos, do ACNUR e organizações parceiras, a matrícula de crianças refugiadas na escola não consegue acompanhar o ritmo do aumento da população refugiada.


No final de 2017, havia mais de 25,4 milhões de pessoas refugiadas no mundo, 19,9 milhões das quais estavam sob a tutela do ACNUR. Mais da metade desta população era formada por crianças, 7,4 milhões deles em idade escolar, explicou o relatório.


"A educação é um meio para ajudar as crianças a curar, mas também é essencial para a reconstrução do seu país", afirmou em comunicado, alto comissário da ONU para os refugiados, o italiano Filippo Grandi, acrescentando que “sem educação, o futuro desses meninos e meninas e suas comunidades será irremediavelmente prejudicado". Com informações da EFE.

Portal T5