Publicado em 21/11/2018
Fome e doenças mataram quase 85 mil crianças no Iêmen desde 2015, diz ONG
Estimativa da ONG Save The Children utilizou dados da ONU para avaliar a taxa de mortalidade provocada pela desnutrição aguda e as doenças em crianças de menos de cinco anos.
Criança sub-nutrida é atendida em hospital no Iêmen, em imagem de arquivo — Foto: REUTERS/Khaled Abdullah
Quase 85 mil crianças morreram vítimas da fome ou de doenças desde a intensificação da guerra no Iêmen, entre abril de 2015 e outubro de 2018. A estimativa feita pela ONG Save The Children foi divulgada nesta quarta-feira (21).
A organização afirma que utilizou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar a taxa de mortalidade provocada pela desnutrição aguda e as doenças em crianças de menos de cinco anos.
Com base em uma "estimativa prudente", a ONG calcula que 84.701 crianças de menos de cinco anos morreram por causa da fome e das doenças neste período. Outras morreram nos combates que afetam o país pobre da península arábica.
A guerra já deixou quase 10 mil mortos e deixou 14 milhões de pessoas no limite da fome, segundo a ONU.
"Estamos horrorizados com o fato de que 85 mil crianças tenham morrido de fome. Para cada menor morto por bombas ou tiros, dezenas morrem de fome e isto pode ser evitado, lamentou em um comunicado Tamer Kirolos, diretor da Save The Children para o Iêmen.